Depois das festividades de final de ano, chega o mês em que as pessoas são obrigadas a voltarem para a realidade e com ela vem o pagamento de taxas e impostos. Dentre eles, para quem possui veículo está o IPVA.
A cobrança que é realizada anualmente possui calendários diferentes de acordo com os estados. A alíquota do IPVA 2020 é aplicada sobre a base de cálculo atribuída ao veículo. E varia conforme a categoria: carga, transporte de passageiros, picapes e motocicletas, por exemplo.
Para pagar o imposto você pode acessar o aplicativo do seu banco, caso ele seja credenciado, procure a opção de veículos em sua conta, digite os dados do veículo e escolha a melhor forma de pagamento (se à vista ou parcelado). Você também pode se dirigir a uma agência bancária credenciada com o número do RENAVAM em mãos e pagar a guia no caixa, ou nos terminais de autoatendimento, ou fazer o pagamento em casas lotéricas e com cartão de crédito, nas empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento.
COMO PAGAR SE O IPVA ESTIVER ATRASADO?
Para quitar o débito no estado de São Paulo, primeiro é necessário verificar se o débito está ou não inscrito na dívida ativa.
Caso exista débito inscrito para a placa e exercício, eles precisam ser pagos por meio de guias emitidas pela PGE. Esses débitos podem ser parcelados em até 10 vezes. Mas a PGE é rígida com relação aos pagamentos e se ocorrer atraso no pagamento, a dívida restante só poderá ser quitada à vista.
Você está lendo e não está no estado de São Paulo? Confira aqui o calendário para o pagamento do imposto em cada um dos estados e no Distrito Federal.
Quer saber mais notícias sobre carros, placa Mercosul e muito mais? Acompanhe nosso blog!