Ponto cego: o que é e como evitar acidentes!
Os pontos cegos do carro são os espaços entre o campo visual do retrovisor externo e o campo de visão direta do condutor. Traduzindo, esse termo é utilizado para se referir a locais do veículo com baixa visibilidade externa, em que o motorista não consegue enxergar outros carros, pedestres, motos ou bicicletas no momento de realizar troca de faixa, conversão ou atravessar um cruzamento.
Com certeza você já deve ter passado por uma situação similar, tendo em vista que é bastante comum. O ponto cego pode ser causado por motivos que variam desde a maneira como o espelho e banco estão posicionados até a altura do motorista no momento. Portanto, é necessário ter atenção para minimizar alguns riscos e evitar acidentes.
Nesse artigo vamos listar alguns pontos para que possam fazer trocas de faixas e conversões de maneira mais segura.
Posicione o banco do veículo corretamente
Posicione-se no banco do motorista com as costas retas de forma que seus pés alcancem o pedal, mantendo os joelhos semiflexionados.
Ajuste os retrovisores
Alinhe os retrovisores internos permitindo que você consiga enxergar todo o vidro traseiro do carro.
Os retrovisores externos devem ser ajustados de forma que você consiga enxergar o mínimo do veículo e máximo da via em que está transitando. Afinal, ao mostrar o próprio carro o retrovisor externo não consegue mostrar os demais veículos ou obstáculos.
Conheça o tamanho do veículo
Conhecendo o veículo que está conduzindo você consegue perceber os lugares onde a visão fica comprometida. Ou seja, aumenta a segurança na direção.
Preste atenção ao mudar de faixa
Não saia da sua faixa sem antes conferir os retrovisores, ligar a seta e conferir novamente os retrovisores externos e interno. Só após isso mude de faixa.
Fique atento aos motociclistas
Sabemos que existem muitos motociclistas imprudentes que dirigem em alta velocidade nos famosos corredores que se formam no meio dos carros e eles entram facilmente no ponto cego dos carros, portanto, fique atento! Vale o mesmo princípio da atenção ao mudar de faixa.
Considere o uso de sensores
Assim como sensores de estacionamento, muitas pessoas estão utilizando sensores de ponto cego nos veículos. Eles são instalados na lateral do carro, e avisam para o motorista se há algum tipo de risco assim que a seta é ligada. É mais uma opção de segurança para você e para os passageiros do veículo.
Para evitar acidentes ou sustos com o ponto cego de seu carro, atenção e prudência são essenciais. Tomando esses cuidados e com nossas dicas você consegue dirigir de forma a garantir a sua segurança e das demais pessoas.
Gostou do nosso artigo? Confira também nossas dicas para um trânsito melhor e mais seguro!