No começo do mês foi divulgada a possibilidade dos proprietários de veículos de 19 estados emitirem o licenciamento veicular sem sair de casa. Não é mais necessária a ida até um posto do Detran.
Desenvolvido pelo Serpro para o Denatran, o CRLV 100% digital tem sua autenticidade garantida por um QR Code que pode ser apresentado e consultado pelos agentes de trânsito em uma eventual fiscalização.
Para que essa emissão seja possível, é indispensável que o proprietário esteja quite com as obrigações e débitos do veículo junto aos órgãos de trânsito.
O CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) pode ser impresso a partir do Portal de Serviços do Denatran ou do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). A modalidade de recebimento por correios foi suspensa.
Devido à pandemia que o país enfrenta, a Serpro antecipou esse serviço de integração dos Detrans. Anteriormente, o prazo para execução desse serviço era para o final de junho de 2020.
Com essa determinação, agora, além de ter a facilidade de portar a versão digital do CRLV no celular pelo aplicativo, o proprietário do veículo pode imprimir o documento a qualquer momento e quantas vezes for necessário, sem se preocupar com perdas, roubos ou deterioração do documento.
Mas é importante lembrar que para que esse documento seja válido o QR Code precisa ser impresso em boa qualidade e estar legível para a identificação dos dados do veículo.
Caso você queira verificar a autenticidade do documento, basta baixar o aplicativo VIO, disponível no Google Play e no App Store. Com a câmera do celular, aponte para o QR Code localizado ao lado do código Renavam. Esse é o mesmo aplicativo utilizado pelos agentes de trânsito para fiscalização.
Fonte: Quatro Rodas