Com certeza você já deve ter ouvido alguém falar que deixar o carro em ponto morto economiza gasolina, não é?
Pois então, esse é um mito que se popularizou a anos, mas que de verdade não tem nada.
Poderia ter feito algum sentido nos anos 80 quando os carros eram carburados e seus sistemas eram totalmente mecânicos, e assim tinha-se a impressão de economia, mas depois da criação da injeção eletrônica, isso não faz mais o menor sentido pois o sistema de resposta do veículo se tornou automático e mais rápido.
Veículos com injeção eletrônica gastam mais ao descer ladeiras em ponto morto pois o sistema identifica e entende que o carro está em marcha-lenta, o que faz com que o sistema peça uma maior quantidade de combustível para funcionar e para quando o declive acabar. Essa atitude ainda pode trazer diversos contratempos para o câmbio a longo prazo pois ele tem a sua lubrificação interrompida e essa não é uma prática recomendada.
Descer ladeiras em ponto morto faz com que o veículo perca o freio-motor e ganhe mais velocidade ao descer, o que pode dificultar a reação do condutor se houver a necessidade de uma freada brusca, ou se precisar desviar de algum obstáculo, visto que, ao descer com o carro engatado, ele desce em segurança e com uma velocidade constante.
Quer economizar combustível? Considere a troca do seu filtro de ar
Embora muitas pessoas não saibam, o equilíbrio do fluxo de ar para dentro do motor é uma forma de economizar combustível, principalmente se pensarmos como uma medida à longo prazo.
Para saber se chegou hora de trocar o filtro de ar do motor do seu carro, comece pelo básico e confira o que diz o fabricante. A recomendação padrão é fazer a revisão do sistema e a substituição do componente a cada 10 mil quilômetros rodados.